LIVROS INDICADOS

16/01/2014 20:33

 Física :   # Física referencial Eletromagnetismo , autor : J.V. Filgueiras 

                  #Coleção tópicos de física

                  #Física classica Dinâmica , autor: Sérgio calçada 

                  #A física da AFA e da EFOMM , autor : Fabio Rodrigues 

Matemática: Coleção Fundamentos da matemática elementar , autor : Gelson Iezzi & outros , Noções de matemática,autor :  Aref

   Para quem está no 9º ano e quer ir pegando uma base sólida ou para quem já está no ensino médio e não domina os conceitos básicos da matemática eu indico: Elementos da Matemática Vol 0 - Marcelo Rufino. Esse livro aborda do nível básico ao avançado Potências e Radiciação, Bases de Numeração, Médias, Sistema Métrico decimal, Razões e Proporções, Regra de 3 simples e composta, juros, porcentagens, frações, dízimas periódicas, equaçoes e inequações do 1o grau, do 2o grau, biquadradas, modulares, irracionais dentre outros. Esse livro inclui vasta quantidade de problemas resolvidos e propostos da Epcar, colégio Navel, Fuvest, Unicamp e demais vestibulares nacionais. (para quem quer vestibulares militares) 

      Para quem está no ensino médio, existem 2 coleções que são excelentes: -Noções de Matemática - Aref -Elementos da matemática elementar - Iezzi Qualquer uma das duas coleções que o aluno escolher será uma ótima escolha (eu prefiro o Aref por ser mais completo, embora o Iezzi tenha a grande vantagem dos testes de vestibulares), porém o ideal seria se o aluno estudasse pelo que há de melhor em cada coleção, então aí vai a nossa análise sobre qual coleção é melhor em cada assunto:

 # Lógica, Conjuntos e Funções , Aref  ps: O volume 2 do Aref possui Logarítimos e Progressões, já o Iezzi possui apenas logarítimos, sendo que progressões aparece mais na frente, no volume 4 junto com Matrizes.

 # Logarítimos , Iezzi 

 # Progressões(sequências), Iezzi 

 # Trigonometria , Considero que ambos estão no mesmo nível, logo: Empate ps: O volume 4 do Aref possui Matrizes, Determinantes, Sistemas Lineares, Combinatória e Probabilidade. Já o Iezzi possui Matrizes, Determinantes, Sistemas Lineares e Progressões, sendo que o volume 5 (Iezzi) é exclusivo para combinatória e probabilidade.

 # Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares -> Aref  # Combinatória , Aref

 # Probabilidade , Iezzi

 # Geometria Analítica , Aref

# Complexos, Polinômios e Equações Algébricas , Aref 

# Geometria Plana e Espacial , Iezzi